7 de abr. de 2011

A Tragédia no Rio

Atualizações

I.

II.


III.


IV.
 

V.



 
                       Tragédia carioca se assemelha a Columbine, nos EUA

Atualização: 07/04/2011 11:39



Em número de mortes -- 11, até agora, segundo a Polícia Militar -- a tragédia ocorrida em uma escola pública de Realengo, no Rio de Janeiro, na manhã desta quinta-feira (7/4), se aproxima do massacre ocorrido em Columbine, no interior dos Estados Unidos. O caso da Columbine High School, em Littleton, Colorado, ficou famosos em todo o mundo e levantou a discussão sobre o comércio de armas nos Estados Unidos, principalmente após o lançamento do filme Tiros em Columbine, do documentários Michael Moore.   O caso da Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, pode ser ainda pior, pois há 22 feridos feridos, muitos em estado grave.

Um ex-aluno invadiu o colégio de Realengo e fez vários disparos, que teriam atingido mais de 30 alunos. Segundo o relações-públicas do Bombeiros, coronel Evandro Bezerra, 13 pessoas morreram. O major Machado, do 14º BPM (Bangu), afirmou que há ainda 22 feridos em estado grave apenas no Hospital Albert Schweitzer, a maioria baleada no tórax e na cabeça. O atirador foi identificado como Wellington Menezes de Oliveira. Ele foi baleado na perna e depois se matou. Segundo Fernandes, fiscal do Detro, que fazia uma operação na região, Wellington deixou uma carta explicando as razões do atentado.

A carta ainda não foi divulgada, mas segundo o comandante do 14º BPM, Djalma Beltrame, o conteúdo teria características fundamentalistas.

A tragédia carioca é a pior em uma escola  no Brasil. O caso mais parecido no país é o do estudante Mateus da Costa Meira, que invadiu uma sala de cinema no Morumbi Shopping, em São Paulo, em novembro de 1999 e, usando uma metralhadora, disparou diversos tiros, que mataram 3 pessoas.

Nos Estados Unidos, as duas últimas décadas têm testemunhado massacres em instituições de ensino, um tipo de ataque que se tornou uma espécie de marca registrada da violência norte-americana. Veja abaixo os mais graves casos ocorridos nos EUA
 





Um comentário:

  1. Mis condolencias para los familiares de las víctimas y para el pueblo brasilero por esta tragedia, los acompaño en el dolor.

    Araceli Otamendi
    BuenosAires- Argentina

    revistaarchivosdelsur.blogspot.com

    ResponderExcluir