"Filipinos protestam vestidos de super-heróis"
Manifestação discorda do enterro do ditador Ferdinand Marcos em Hall dos Heróis
AFP
Noel Celis/AFP
'Ferdinand Marcos não é um herói', diz a Liga da Justiça filipina
Uma 'reunião da Liga da Justiça' aconteceu nesta segunda-feira (18) em manila, capital das Filipinas. Diversos manifestantes vestidos como super-heróis fizeram um protesto contra o tratamento dado ao falecido ex-presidente do país, Ferdinand Marcos, morto em 1989.
Apesar de ser reconhecido como um ditador durante o tempo que governou (de 1965 a 1986), Ferdinand Marcos foi nomeado pelos militares para figurar no recém-renovado Hall dos Heróis das Filipinas. A informação, confirmada por um porta-voz do exército, é de que ele seria enterrado lá com honrarias.
Ativistas então escolheram a bem-humorada passeata para protestar contra a decisão, carregando cartazes com os dizeres "Ferdinand Marcos não é herói."
A população do país está dividida sobre o tema. Segundo uma pesquisa realizada em 30 de março, metade das pessoas aceita que o ex-presidente seja enterrado como um herói.
Ferdinand era suspeito de envolvimento no assassinato de seus inimigos políticos e ficou conhecido por ter se casado com Imelda Marcos, famosa internacionalmente por sua imensa coleção de sapatos.
Milhares de filipinos foram torturados, sequestrados, executados ou desapareceram durante o regime dos Marcos, sobretudo durante a Lei Marcial imposta entre 1972 e 1981. Ferdinand Marcos morreu no exílio no Havaí em 1989, três anos depois de ser derrubado por uma revolta popular pacífica apoiada por Igreja Católica e Exército. Imelda, atualmente deputada, e seus quatro filhos retornaram às Filipinas em 1992 e desde então ocuparam diferentes cargos públicos enquanto defendem sua fortuna nos tribunais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário