Web site integra afrodescendentes brasileiros e norte-americanos nos Estados Unidos
A página eletrônica Afro-Brazilian.com também terá artigos de jornalistas brasileiros vivendo nos Estados Unidos sobre os mais variados assuntos
A agência de comunicações LaGrant Communications inaugurou a página eletrônica: www.afro-brazilian.com, dedicada a educar afro-americanos sobre a cultura afro-brasileira. A página é parte da missão da agência em divulgar a rica cultura e diversidade latina e afro-americana. O website celebrará a cultura afro-brasileira através da publicação de trabalhos originais destacando a história e a cultura de brasileiros de descendência africana. Seu conteúdo também trará fatos relevantes à cultura afro-brasileira tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil, enfocando dados sobre a política nacional e futuros eventos como a copa do mundo e os jogos olímpicos. O Afro-Brazilian.com também terá artigos de jornalistas brasileiros vivendo nos Estados Unidos sobre os mais variados assuntos.
O Brasil tem sido destaque internacional ao eleger uma mulher como presidente e pelos anúncios que sediará a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016. Apesar de o Brasil ter posição de destaque no turismo, muitos cidadãos norte-americanos não conhecem o país, sua gente e cultura. De acordo com dados oferecidos pela MercoPress, uma agência de notícias independente, brasileiros com afro-descendência constituem cerca de 49% da população brasileira. Afro-brasileiros têm uma longa história de contribuição à cultura do país, enriquecendo a culinária, literatura, esportes, e artes. Alguns dos fatos de destaque sobre brasileiros afrodescendentes incluem:
• 49.6% dos brasileiros são negros, mulatos ou pardos.
• Alguns grupos formadores da ancestralidade afro-brasileira vieram da costa oeste africana, incluindo os de origem Iorubá, Ewe, Fanti-Ashanti, Ga-Adngbe, igbo, Fon e Mandinga. Além desses, os povos de origem Bantu vieram da Angola, Congo, Zimbábue e Moçambique.
• Em 2007, a metrópole brasileira com maior número de afrodescendentes era Salvador, Bahia com mais de 1.8 milhões (53.8%) de pardos e 990.375 negros (28.5%) num total de 82.3% ou 2.859 milhões de pessoas; o Estado da Bahia também tem a mais alta porcentagem de pardos (62.9%) e negros (15.7%).
• Muitos afrodescendentes no Brasil são católicos, mas um grupo importante pratica também as religiões de origem africana Candomblé e Umbanda, entre outras.
• A capoeira, um dos mais importantes símbolos da cultura se desenvolveu no Brasil sob a influência de escravos provenientes da Angola e Moçambique.
• Muitos autores da literatura brasileira são afrodescendentes: Machado de Assis, Lima Barreto e João da Cruz e Sousa.
• A cultura Africana tem sido instrumental no desenvolvimento da culinária brasileira. A feijoada, um dos pratos mais populares da cozinha brasileira, foi criada nas senzalas que abrigavam os escravos.
• Negros e pardos tem uma representação ainda baixa na televisão brasileira; em 1996 a atriz Taís Araújo foi a primeira atriz negra a obter posição de protagonista numa telenovela.
• Em sua lista de Jogadores do Século, a Federação Internacional de História de Futebol destaca 15 afro-brasileiros na sua lista dos 20 melhores jogadores de futebol.
Numa recente entrevista ao Jornal norte-americano Los Angeles Times, Rodrigo Pederneiras, o coreógrafo da companhia de dança brasileira de renome internacional Grupo Corpo, disse, “A influência da cultura africana é percebida em tudo no Brasil -- em todas as partes. Na música, na pintura, em religiões como o candomblé, na comida, na dança e seus variados ritmos”.
Afro-Brazilian.com foi lançada com três artigos destacando a cultura, religião e culinária. Os artigos, escritos por Paulo Lima, editor do Afro-Brazilian.com, é um convite a que outros jornalistas escrevam sobre assuntos relevantes à influência da cultura africana tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos.
A página na web foi criada para que pudéssemos divulgar a importante contribuição que a cultura africana teve em vários aspectos da formação cultural brasileira. Ela tem por objetivo divulgar a cultura afro-brasileira junto aos norte-americanos, bem como traçar paralelos entre as comunidades afrodescendentes no Brasil e nos Estados Unidos.
O site Afro-Brazilian.com promoverá oportunidades de parcerias a empresas com interesse no mercado brasileiro. A página terá “web banners,” editoriais, oportunidade para patrocínio e divulgação.
“Nossa meta é educar e encorajar afro-americanos a estabelecer uma irmandade e explorar a riquíssima influência Africana no Brasil. Muitos não sabem que o Brasil tem a maior população de afrodescendentes fora do continente africano”, disse Kim L. Hunter, presidente e CEO da LaGrant Communications. “O Brasil continuará em posição de destaque no cenário internacional por muitos anos e o conhecimento sobre seu povo, mais especificamente sobre a população com afro-descendência, será crucial para norte-americanos que estejam planejando viajar e explorar oportunidades de negócio no Brasil”.
Para mais informações sobre a cultura e história da população afrodescendente no Brasil e seu impacto no país, visite: www.Afro-Brazilian.com.
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