21 de abr. de 2011

DENÚNCIA

"Acre
Prostituição infantil, aliciadores e o tráfico de drogas"


As modalidades de crimes se multiplicam, passando a controlar a vida de muitas pessoas, incentivando o medo e dominando comunidades, de uma forma que as instituições não podem mais tolerar. O Acre vive sob uma ameaça que paira sobre a sociedade como uma nuvem negra. A ameaça é constante, precisamos reprimir este câncer que tenta se apoderar do futuro de nossos jovens, levando famílias à destruição e jogando muitas pessoas no mundo da marginalidade. O tráfico de drogas representa hoje, a maior causa dos crimes cometidos em  nossa sociedade, precisando de uma resposta firme, não só das autoridades, mas também da sociedade que precisa se organizar e lutar lado a lado com as autoridades de instituições responsáveis pela promoção do bem está do povo acreano.

Os traficantes e aliciadores estão em todas as esquinas, na espreita de novas vítimas. A expansão dos negócios do mundo do tráfico tem movimentado muito dinheiro, passando a controlar territórios também nas comunidades e bairros acreanos, explorando a prostituição de menores. Os traficantes dominaram uma fatia significativa da sociedade, movimentando grupos de pessoas e muitas vezes aliciando pessoas influentes, ligadas a autoridades corruptas e associados a uma rede de aliciadores espalhados pela cidade e instituições públicas.

Os bandidos já dominam a prostituição envolvendo adolescentes em muitos bairros, provocando terror nas comunidades, levando ao desencaminhamento de muitas jovens que ingressam na prostituição para manter o vício em substâncias entorpecentes.  Na analogia de pontos de prostituição está uma das mais movimentadas vias da cidade. A Via Chico Mendes se tornou, hoje, um dos maiores pontos de prostituição, onde muitas jovens perambulam em busca de clientes se manterem num mundo de ilusões e vícios.

Menores são explorados sexualmente  - algumas delas de 13 a 15 anos - cumprem uma jornada que pode representar até seis programas por noite em motéis espalhados pela extensão da via, no interior de carros e até mesmo em calçadas de ruas sem iluminação pública. Tudo controlado por um ciclo vicioso, que muitas vezes é incentivado por pessoas influentes, empresários e pedofilos, movimentando uma rede criminosa que mantém os traficantes de drogas ativos e prontos para destruir mais vidas. A exploração da prostituição de menores é investigada constantemente, mas a incidência de outros crimes, sempre tira o foco das investigações. A necessidade de usar o efetivo das polícias e da Justiça, em detrimento do combate dos crimes, tidos como comuns, prejudica muita vezes o esclarecimento de fatos que envolvem praticas de pedofilia e prostituição infantil. Nos anos de atuação como delegado, muitas vezes me deparei com situações degradantes, onde pessoas sem conhecimento das leis, encaravam as práticas de abuso, como normal, mas observando as entrelinhas dos casos, sempre esbarrava nas mesma causa; as drogas. Com todas as observações e experiência adquiridas, posso afirmar que as drogas é a origem de todos os crimes cometidos nos bairros e comunidades do Estado.

Minha convicção é inabalável. Hoje, sei que o problema maior a ser combatido é o tráfico. Precisamos extirpar o problema, atingindo sua origem e, para isso o foco principal deve ser a tolerância zero aos atos criminosos dos traficantes. A prostituição e exploração dos nossos jovens estão atreladas diretamente a atividade dos traficantes. Vamos tratar este problema com a atenção que ele merece, somos um povo de origem pacata, de pessoas trabalhadoras, mas que corre riscos superiores a populares de cidades grandes. Merecemos paz, uma sociedade engajada e jovens focados em crescer, se profissionalizar e formar cidadãos comprometidos com a ordem e as leis.

O parlamento acreano tem uma oportunidade de colaborar. A CPI da Pedofilia chegou a tempo. Os trabalhos da comissão poderão determinar novos horizontes no combate à exploração de nossos jovens, promovendo uma verdadeira revolução de costumes e levando os culpados por aliciamento a responder judicialmente por seus crimes.

Passo a passo, podemos mostrar a sociedade que os parlamentares estão atentos e comprometidos com os problemas sociais. Este será um grande passo de todos, parlamentares e a sociedade precisam trabalhar juntas para que os frutos de toda a luta seja uma juventude livre de aliciadores, pedofilos e vícios.  

*Walter Prado – deputado pelo Partido Socialista Brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário