Jornalista brasileiro chama rainha de “piranha” e gera crise diplomática
Episódio ocorreu durante passagem do programa Manhattan Connection, da Globonews
Do R7
Naser Ayoub/Reuters
Rania, a rainha da Jordânia, conversa com crianças durante visita a uma escola primária em Madaba
Uma edição do programa Manhattan Connection, da Globonews, veiculada em 3 de março, criou uma crise diplomática com um comentário do jornalista Caio Blinder, informou o blog de Christina Lemos.
Blinder, em conversa com Lucas Mendes, chamou a rainha da Jordânia, Rania, de “piranha”. Ele repetiu a ofensa e generalizou o tratamento a outras primeiras-damas de países do Oriente Médio e do norte da África.
Devido à repercussão do caso, que gerou uma crise diplomática. Christina informou que o embaixador da Jordânia no Brasil, Ramez Goussous, encaminhou nota verbal ao Itamaraty, formalizando protesto contra o comportamento do jornalista. Outros representantes de 17 países apoiaram e também manifestaram seu protesto pelo comentário.
- Eu sabia que a gente tinha feito uma besteira, mas já acabou essa história pra mim. E houve a retratação no ar. O Lucas [Mendes], editor-executivo do Manhattan, pediu desculpas pelo meu termo ofensivo. E nós demos as mãos à palmatória.
A nota da jornalista ainda informa que, apesar de aliviado, Goussous disse que continuará a pedir providências pelo comportamento. Diplomaticamente, um pedido de desculpas é geralmente realizado por escrito e para ter o caso como encerrado costuma-se esperar uma manifestação da outra parte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário