14 de abr. de 2011

E os chineses vão levando a brasileirada no bico

Os chineses são os mais antigos comerciantes do mundo. Sabem aquele papo de sabedoria milenar? Pois é. Nunca deixaram de fazer negócios nem debaixo do porrete comunista. Quando Hu Jintao visitou o Brasil, em 2004, prometeu apoiar o pleito do Brasil por uma vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU. Em troca, o Brasil reconheceu, calculem, a China como uma economia de mercado, o que poucos países fazem. Isso significou que Banânia estava dizendo que os chineses respeitam as regras básicas do comércio mundial e os mecanismos multilaterais que o regulam. Bem, não respeitam.
E o que os chineses fizeram do “apoio” à reivindicação do Brasil? Passaram a atuar firmemente contra qualquer mudança no Conselho de Segurança. Afinal, se e quando se discutir a ampliação das vagas permanentes, outro candidato a assumir uma cadeira é o Japão, coisa que Pequim não aceita. Por que essas informações?
Hoje, o governo chinês jurou a Dilma que é favorável a que o Brasil tenha uma vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU. Como a questão japonesa está onde sempre esteve, adivinhem quanto vale essa promessa…
Por Reinaldo Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário