20 de abr. de 2011

DENÚNCIA

    México

"Imigrantes correm perigo em 16 dos 32 estados mexicanos"
 
 
[Imigrantes encontrados mortos no México}

Em 16 dos 32 estados mexicanos, os imigrantes que vão rumo à fronteira com os Estados Unidos correm perigo de serem vítimas de "levantones” ou sequestros, extorsões, roubos e violência sexual. Os dados são da Comissão Nacional de Direitos Humanos (CNDH).

Para realizar o mapeamento, a CNDH conversou com imigrantes e recorreu a diagnósticos e dados de autoridades mexicanas. De acordo com o documento, a maioria dos lugares perigosos "se relaciona diretamente com a rota do trem que utiliza em seu percurso por México para Estados Unidos”.

Até chegar ao seu destino, os imigrantes percorrem entre mil e quatro mil quilômetros, passando pelo estado de Tamaulipas (nordeste) ou pela Baixa Califórnia (noroeste), respectivamente.

Os estados mais perigosos são Baixa Califórnia, Chiapas, Coahuila, Estado do México, Guanajuato, Guerrero, Michoacán, Nuevo León, Oaxaca, Querétaro, Quintana Roo, San Luis Potosí, Sonoro, Tabasco, Tamaulipas e Veracruz. Ao todo, são 71 municípios violentos.

Com os resultados, a Comissão pede que o México planeje e implemente estratégias para perseguir e sancionar os criminosos que atuam contra os imigrantes. Também deve haver ações de prevenção.

Frente à situação, o órgão fez um apelo para que as autoridades mexicanas "garantam de maneira eficaz o direito à segurança pública em pontos de reunião e trânsito de imigrantes mexicanos e estrangeiros, a fim de evitar fatos como os ocorridos em San Fernando, Tamaulipas”.

Neste município foram encontrados 145 corpos de imigrantes em valas comuns, apenas neste mês de abril. As autoridades acusam o bando Los Zetas, ligado ao narcotráfico, e 16 policiais foram presos por encobrir os crimes. Os imigrantes assassinados teriam se recusado a cooperar com o tráfico.

Em agosto do ano passado, também em San Fernando, foram descobertos 72 cadáveres de imigrantes sem documentos, oriundos da América Central e do Sul.

Segundo o Instituto Nacional de Imigração, por ano, passam pelo México 150 mil imigrantes sem documentos que pretendem ingressar nos EUA. Já as organizações sociais apontam uma cifra bem maior: seriam 400 mil imigrantes por ano.

Em março, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) pediu ao estado mexicano que redobrasse os esforços para prevenir a permanente violência contra os imigrantes.

O Informe Especial sobre Casos de Sequestro de Imigrantes no México, com a lista detalhada das zonas de risco, está disponível na página da CNDH: http://www.cndh.org.mx/.

Com informações de TeleSur e elpuntocritico.com

Camila Queiroz
Jornalista da ADITAL
Adital

Nenhum comentário:

Postar um comentário