4 de abr. de 2011

Corpos estão entre destroços de avião da Air France, diz ministra francesa

Até agora, leme era a única grande peça do Airbus que foi encontrada

08.06.2009/Reuters08.06.2009/Reuters
Foto mostra trabalho de buscas pelos destroços do voo 447 da Air France no
ano do acidente, em 2009;foram encontrados corpos de passageiros quase dois anos depois na quarta fase de buscas
Corpos de passageiros do voo 447 da Air France, que caiu sobre o Atlântico há quase dois anos, após decolar do Rio de Janeiro, foram encontrados dentro de uma grande parte da fuselagem localizada no mar neste domingo (3).
A afirmação foi feita nesta segunda-feira (4) pela ministra francesa dos Transportes, Nathalie Kosciusko-Morizet. De acordo com Nathalie, os corpos no interior do avião poderiam vir a ser identificados.
- É uma parte importante do avião, cercada por destroços. É uma parte que permaneceu praticamente intacta, em uma única peça.
Segundo ela, essa descoberta "dá aos investigadores esperanças de localizar rapidamente as caixas-pretas do avião".
O voo AF 447 da Air France, que fazia o trajeto Rio-Paris, desapareceu dos radares na noite de 31 de maio de 2009 (pelo horário brasileiro) com 228 pessoas a bordo.
Somente cerca de 50 corpos foram encontrados, pouco após a catástrofe.
Quarta fase de buscas
O secretário-executivo dos Transportes, Thierry Mariani, também afirmou nesta segunda-feira, em entrevista à radio France Info, que corpos foram localizados na área da fuselagem.
- Em razão do aspecto sensível, guardamos os detalhes para as famílias das vítimas, que serão informadas com prioridade.
A descoberta da fuselagem ocorre pouco após o início da quarta fase de buscas do avião, no dia 25 de março, em uma nova área de 10 mil km2 que não havia sido vasculhada até então.
Esta quarta fase de buscas era considerada como a "operação da última chance" para encontrar as caixas-pretas do avião.
Jean-Paul Troadec, diretor do Escritório de Investigação e Análises da França (BEA, na sigla em francês), órgão responsável pelas investigações sobre as causas do acidente, disse que até agora foram identificados diferentes elementos do avião pelas fotos que foram tiradas por um dos robôs submarinos,  "principalmente os motores".
- Na realidade, é a descoberta da fuselagem.
Até então, a única grande peça do avião da Air France localizada tinha sido o leme do Airbus. No domingo, o BEA havia informado que além dos motores, partes das asas também haviam sido encontradas.
Troadec afirmou ainda que como o barco americano Alucia, utilizado atualmente nas buscas, não está equipado para retirar a fuselagem do oceano, uma nova expedição será iniciada nas próximas semanas para resgatar os destroços.
Caixas-pretas
Os investigadores do BEA não têm certeza, no entanto, se as caixas-pretas, caso sejam encontradas, estarão conservadas o suficiente para que os dados técnicos gravados e as conversas dos pilotos possam ser analisadas.
O secretário-executivo dos Transportes lembrou, porém, que as caixas-pretas estão mergulhadas há quase dois anos.
- É preciso encontrá-las e que elas estejam em estado de funcionamento. É uma das incertezas da operação.
Os especialistas do BEA afirmam que é indispensável encontrar as caixas-pretas do avião para identificar as causas do acidente. Mariani também lembra a importância da descoberta para evitar novos acidentes.
- É importante para as famílias das vítimas e para a aviação civil compreender as causas desse acidente para evitar acidentes semelhantes.
Até o momento, o BEA afirma que os sensores de velocidade do avião, os chamados tubos Pitot, são um dos elementos que provocaram problemas no avião, mas não a causa do acidente.

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