7 de mai. de 2011

Organizações de diversidade sexual se mobilizam para o Dia 17 de Maio
 
 
Em 1990, no dia 17 de maio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu que a homossexualidade não é doença, mas uma variação natural da sexualidade humana. Desde então, a data tornou-se o Dia Internacional contra a Homofobia, Lesbofobia, Bifobia e Transfobia. Com a proximidade da data, organizações latino-americanas a favor da diversidade sexual iniciam mobilizações e atividades de esclarecimento junto à sociedade.

A Campanha Curas que Matam, levada a cabo por organizações da América Latina e do Caribe, tem por objetivo rechaçar o posicionamento de entidades conservadoras que propõem "terapias reparativas” da homossexualidade, com o apoio de correntes religiosas e até do Estado.

"Estes ‘tratamentos' não só são ineficazes, como reforçam os sentimentos de culpa e baixa autoestima, aumentam o sofrimento psicológico e, em alguns casos extremos, levam as pessoas ao suicídio”, declaram. Os ativistas acrescentam que esta visão difunde a homofobia e acaba por incitar à discriminação, gerando violência e assassinatos.

A campanha exige que os governos da região respeitem a laicidade do estado e combatam a difusão dessas "terapias” equivocadas. Também solicitam que funcionários do sistema público de saúde que promovem os "tratamentos” sejam afastados. Aos religiosos, os ativistas pedem a condenação da visão de "terapias reparativas” e que promovam "o respeito à diversidade sexual e de identidade de gênero”.

Denunciar a ausência de uma lei contra a discriminação sexual e solicitar o cumprimento de promessas eleitorais, como o reconhecimento da união homoafetiva. Estes são os objetivos da Marcha contra a Homofobia, Lesbofobia, Bifobia e Transfobia, organizada pelo Movimento pela Diversidade Sexual (MUMS), no Chile.

A manifestação ocorrerá no dia 17 de maio, indo do Passeio Ahumada, no centro de Santiago, até a Praça de Armas, quando os militantes entregarão ao presidente da República, Sebastián Piñera, uma carta cobrando compromissos de campanha e demandas da população TLGB. "Mais do que uma data de celebração, é um dia de denúncia e reivindicação, pois em nossa região, a diversidade sexual não é reconhecida nem respeitada”, sublinham.

Na Bolívia, a Fundação Igualdade LGBT, de Santa Cruz de la Sierra, promoverá o IV Festival Internacional de Cinema da Diversidade Afetivo Sexual, entre os dias 11 e 18 de maio. Aderindo à campanha Curas que Matam, o tema do festival será religião+culpa. As sessões ocorrerão na Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid) e o Centro Cultural Franco Alemão (CCFA).

Os peruanos poderão participar de um seminário sobre saúde mental, orientação sexual e direitos humanos, com mesas redondas sobre a temática. O evento acontece durante o dia 17 de maio, em Lima, na Universidade Peruana Cayetano Heredia, auditório Hugo Lumbreras. A organização é do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos Sexuais e Reprodutivos (Promsex), com o apoio da Rede Peruana TLGB.

Em El Salvador, a Igreja Comunitária Metropolitana Misericórdia começa as mobilizações no dia 15, apresentando o Guia para mães e pais com filhos gays ou filhas lésbicas, com uma lista de igrejas que aceitam a orientação homoafetiva. No dia 17 de maio, às nove horas, haverá distribuição do Decreto Presidencial 56 sobre a Não Discriminação por Orientação Sexual em repartições do Estado. Às 14 horas, os religiosos organizam um ato público, na Praça Morazán, em San Salvador.
 
Camila Queiroz
Jornalista da ADITAL
Adital

Nenhum comentário:

Postar um comentário